Feira traz novidades para o produtor rural. Coçador faz parte de sistema de confinamento que traz conforto para a vaca leiteira e aumenta a produtividade do animal.Foto: Mauro Stoffel/Divulgação
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, juntamente com o representante da ONU no Brasil para Alimentação e Agricultura – FAO, Alan Bojanic, farão a abertura oficial do Rural Show 2014, nesta sexta-feira, dia 18, às 14h, em Nova Petrópolis. O Rural Show é organizado pela Cooperativa Piá, em parceria com Emater/RS – ASCAR e a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O evento vai até o domingo, dia 20.
Bojanic também fará palestra sobre a importância da agricultura familiar na segurança alimentar durante a feira. De acordo com o representante da FAO no Brasil, a agricultura familiar é uma forma de vida e não só um negócio. Segundo Bojanic, o Rural Show é fundamental para destacar essa importância, além de mostrar experiências que deram certo e reunir, informar e qualificar aqueles que são responsáveis pela agricultura familiar. “É uma excelente oportunidade para apresentar ao país a importância da agricultura familiar e das ações que estão sendo realizadas com o associativismo. A agricultura familiar contribui não só produzindo alimentos para a população, mas também reduzindo a pobreza, elevando a qualidade de vida do produtor rural e de sua família e fomentando a economia do país”.
Outro tema para chamar a atenção dos visitantes é o Espaço do Leite, e dentro desse setor destaca-se o “bem-estar animal”. Para demonstrar a diferença que os cuidados fazem na vida produtiva das vacas leiteiras, há no local um moderno sistema de confinamento ainda não muito difundido, mas que, aos poucos, vem conquistando a aprovação dos produtores. Chamado de “Compost Barn”, ele conta com ventiladores, aspersores (espécie de chuveiro), camas feitas de serragem ou maravalha e, até mesmo um coçador, que serve como um massageador para a vaca. O equipamento funciona através de um sensor automático de toque e precisa de um impulso de força para que comece a proporcionar a sensação de relaxamento.
A finalidade deste sistema de criação é proporcionar um maior conforto para os animais, aumentando a longevidade, diminuindo o estresse e reduzindo os problemas sanitários. “Com o Compost Barn também se produz menos impacto ambiental, pois os dejetos são retirados apenas uma vez por ano de um galpão e são distribuídos na lavoura como adubo, já fermentados”, destacou o médico veterinário da Cooperativa Piá, Carlos Schuenemann.
De acordo com o também médico veterinário da Cooperatia Piá, Marcelo Wittmann, esse sistema de confinamento agrega positivamente no resultado final da produção: “O nosso objetivo é alcançar sempre uma produção consciente e de qualidade. A vaca se sente melhor, descansa mais, se alimenta melhor e, com isso, melhora e aumenta a qualidade do leite”, explica ele, que completa: “A utilização desse sistema pode aumentar em até oito litros de leite por vaca/dia na produtividade”.
The post Rural Show terá presença de representante da ONU appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br