10 jun 2014

Rússia lidera importações de carne suína do Brasil

Rússia aumentou em 2,92% as compras do Brasil em maio, em relação a maio de 2013. Foto: Divulgação

Rússia aumentou em 2,92% as compras do Brasil em maio, em relação a maio de 2013. Foto: Divulgação

A Rússia foi a maior importadora de carne suína brasileira no mês de maio, com maior percentual em volume em receita. O país respondeu por 37,71% das exportações brasileiras de carne suína em maio. Ficou em primeiro lugar no ranking dos importadores, com 51,85% da receita do mês, seguida por Hong Kong, com 21,73%, e Angola, com 10,42%.

“É muito bom termos a Rússia como um cliente interessado em adquirir volumes crescentes de carne suína brasileira, que sobressai em qualidade e sanidade. Neste momento, em que um dos grandes problemas na área de proteína animal, no mundo, é a diarreia suína epidêmica (PEDv), que afeta a produção dos Estados Unidos, do Canadá e do México, o Brasil é visto como um fornecedor confiável e estável. Temos recebido inúmeras consultas de países importadores, justamente por estarmos conseguindo manter nossos rebanhos livres de doenças”, diz Francisco Turra, presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

As exportações brasileiras de carne suína atingiram 38.441 toneladas e uma receita de US$ 121,62 milhões em maio. Houve queda de 12,34% no volume exportado em relação ao mesmo mês de 2013 e aumento de 6,63% na receita. O preço médio também subiu 21,65% em maio, na comparação com maio do ano passado.

“A elevação do preço internacional de carne suína se deve a um dos fatores que têm sido apontados por nós nos últimos meses: a redução dos volumes de carne suína no mundo, em decorrência de eventos sanitários em mercados produtores, como a Europa e os Estados Unidos”, observa Rui Eduardo Saldanha Vargas, vice-presidente de suínos da ABPA.

No acumulado do ano, o Brasil embarcou 191.898 toneladas, com receita de US$ 531,62 milhões, queda de 4% no volume e de 0,03% no valor, em relação a igual período do ano passado.

Principais destinos em maio – A Rússia comprou 14.495 toneladas de carne suína em maio e respondeu por 37,71% das vendas brasileiras. Em seguida, estão Hong Kong, Angola, Cingapura e Uruguai.

The post Rússia lidera importações de carne suína do Brasil appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br