Também serão entregues máquinas motoniveladoras obtidas através do PAC 2. Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, dia 20, o Ministério do Desenvolvimento Agrário entrega máquinas da Segunda Fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 e anuncia os recursos destinados a Santa Catarina pelo Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015, em dois eventos que acontecem em São José e Chapecó.
Em São José, serão entregues motoniveladoras a 76 municípios de diversas regiões do estado. A cerimônia acontece a partir das 9h no Centro Multiuso localizado na avenida Beira-Mar, s/nº. Já em Chapecó, serão entregues 81 caminhões-caçamba no evento marcado para as 15h na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó. As máquinas são as últimas a serem entregues às Prefeituras de municípios catarinenses com até 50 mil habitantes. No total, são 269 municípios contemplados com uma retroescavadeira, um caminhão-caçamba e uma retroescavadeira cada, num investimento de cerca de um milhão por município garantido pelo Governo Federal.
“Desde 2012 estamos entregando as máquinas através deste programa, que é inédito no repasse de equipamentos aos municípios que mais necessitam. Ficamos realizados em concluir o trabalho e saber que contribuimos para a mobilidade e escoamento da produção das comunidades rurais”, revela Jurandi Gugel, delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina. O kit de máquinas entregues às prefeituras devem ser utilizados pelos executivos municipais para a construção e conservação de estradas vicinais.
Lançado no último dia 26 de maio pela presidenta Dilma Rousseff, o Plano Safra da Agricultura Familiar destinará R$ 24,1 bilhões em investimentos para o biênio 2014/2015. Este valor é 14,7% superior ao recurso disponibilizado na safra atual e dez vezes maior que o ofertado há 12 anos. Para Santa Catarina, a previsão é de R$2,8 bilhões em financiamentos para os agricultores familiares.
O repasse dos recursos será efetuado por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Além da oferta do crédito, o Plano Safra reúne um conjunto de políticas públicas para o desenvolvimento do meio rural, como os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e as compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
The post São José e Chapecó recebem recursos do Plano Safra appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br