Mais de 200 convidados entre colaboradores, atuais e ex-diretores e conselheiros, clientes e autoridades políticas se reuniram na última quinta-feira, dia 26, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, em solenidade comemorativa aos 20 anos de fundação da SCGás.
Compuseram a mesa o Presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, a Diretora da Gaspetro, Fátima Valéria, o Presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, Otmar Müller, o CEO da Mitsui Gás e Energia do Brasil, Tatsushiro Sato, o Diretor Executivo da Infragás Luiz Fernando Francalazzi e, representando a acionista Celesc, a membro do Conselho de Administração da SCGÁS Giselle Floriano Coelho.
Em seu pronunciamento, o Presidente Cósme Polêse destacou que os 20 anos da companhia marcam a sua maturidade e a reafirmação da sua função social. Fazendo um apanhado da história da utilização da energia pelo homem desde a pré-história, salientou que a aplicação do gás natural para fins industriais como parte da evolução civilizatória da humanidade e que a SCGás, enquanto parte deste processo, deixa ao Estado e à sociedade um valioso ativo a partir da construção de infraestrutura dutoviária de gás. “Os mais de meio bilhão de reais em investimentos feitos até hoje ergueram uma valiosa infraestrutura que ficará sempre disponível à sociedade”, lembrou Polêse, ao que observou: “Para tornar este legado ainda mais importante, convoco os nosso colaboradores a trabalhar para que ao fim do atual contrato de concessão, em 2044, dotemos todos os municípios do Estado com infraestrutura de gás natural”.
Representando os acionistas da SCGás (Gaspetro, Celesc, Mitsui e Infragás), a Diretora da Gaspetro Fátima Valéria enalteceu o diferencial de excelência tecnológica da SCGÁS e o sua posição de destaque diante das demais distribuidoras brasileiras. “É notória a presença da SCGÁS em todas as premiações e seminários de tecnologia em gás natural, sobressaindo-se inclusive em comparação a outras distribuidoras centenárias”, disse.
O Diretor da Eliane e Presidente da Câmara de Assuntos de Energia da Fiesc Otmar Müller proferiu discurso em representação ao corpo de consumidores de gás natural em Santa Catarina lembrando da importância dos clientes nas tratativas que culminaram na chegada do gás ao Estado. Enfatizou o forte engajamento dos clientes atualmente em agendas caras aos grandes consumidores de energia, como a ampliação do suprimento de gás natural e a melhor regulação tarifária do setor. Müller finalizou sua fala elogiando a qualidade do atendimento prestado pela SCGás a seus clientes e sua excelência em todos os indicadores de gestão.
SCGás em números:
20 anos de fundação – desde 25 de fevereiro de 1994
14 anos de operação – abril de 2000, com a ligação da indústria Döhler, de Joinville
1.045 km de rede de distribuição de gás natural
Expectativa de construção de 40 km de rede em 2014
Média aproximada de 1.900.000 m³/dia de gás natural distribuídos
6.665.604.517 m³ de gás natural distribuídos desde sua fundação até janeiro de 2014
Distribuição de gás natural por segmento:
82,5% Industrial
16,5% Automotivo (GNV)
0,8% Comercial
0,2% Residencial
Orçamento bruto previsto para 2014: R$734 milhões
Investimentos em 2014: R$45 milhões
167 colaboradores
218 clientes industriais
118 clientes comerciais
5.202 unidades residenciais atendidas
136 postos GNV (inclui atendimento por cilindros de gás comprimido)
93.070 automóveis em Santa Catarina com kit GNV
Participação acionária (capital total):
17% Celesc
41% Gaspetro
41% Mistsui
1% Infragás
The post SCGás comemora 20 anos de sua fundação appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br