Busca pelos serviços cresce constantemente no pet shop de Janaína. Foto: Divulgação
O Sebrae/SC realizou um estudo para analisar o comportamento e perfil do consumidor e os nichos de mercado brasileiro. O objetivo era para avaliar potenciais negócios para investimento nos próximos anos. A pesquisa aponta nove tendências de consumo: consumo exigente, consumo+60 anos, consumo saudável, consumo responsável, consumo de baixa renda, consumo precoce, consumo online, consumo prático e consumo de nichos. Dentro dessas categorias foram selecionados os principais segmentos.
No topo da lista está o Mundo Pet. Os negócios no segmento Pet geram mais de três milhões de empregos no Brasil e movimentam R$ 14 bilhões por ano. As famílias gastam em média R$ 350 por mês com seus animais de estimação. Nesse segmento, algumas tendências de negócio são apontadas, como serviço de estética para animais, spas, cosméticos para cães e gatos e moda pet, como roupas e acessórios para os animais.
A microempreendedora Janaína Bet Stocco montou um pet shop em Chapecó há 11 anos. Oferece diversos produtos e serviços para animais. O atendimento clínico é feito por uma médica veterinária terceirizada. Mesmo com o grande número de estabelecimentos do segmento na cidade, a busca pelos serviços cresce constantemente. “Não fizemos nenhum trabalho de procura por clientes e mesmo assim, o pet cresce 30% a cada ano”, analisa a microempreendedora.
O mercado para quem vive sozinho também é promissor. No Brasil, 72 milhões de pessoas moram sozinhas e a quantidade de casas de solteiros triplicou nas últimas três décadas. Entre negócios com alto potencial estão a construção de imóveis compactos, a produção de produtos fracionados e em pequenas porções, alimentos pré-prontos e serviços de administradores de lares.
A elaboração do estudo faz parte da organização da Feira do Empreendedor 2014. “A pesquisa é para que possamos orientar os empresários sobre as melhores opções de negócio e quais são as tendências para o futuro”, explica a gestora da Feira do Empreendedor 2014, Josiane Minuzzi.
Considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo do país, a Feira do Empreendedor ocorre de dois em dois anos e reúne em um único local informações sobre abertura de empresas, gestão, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas, acesso a mercados, oportunidades e crédito aos empreendedores. O evento acontece no Centro Sul, em Florianópolis, de 17 a 20 de julho. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site www.feiradoempreendedor.com.br.
The post Sebrae/SC avalia potencial de negócios e mercado appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br