12 set 2014

Termina hoje a 10ª Mercoagro em Chapecó

mercoagro1

A exposição que começou na terça-feira, dia 9, é reconhecida como a maior feira de industrialização de proteína animal da América Latina. Foto: Divulgação

Termina nesta sexta-feira, dia 12, a 10ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne e do Leite (Mercoagro 2014), realizada no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC).

A feira que ocorre a cada dois anos começou na terça-feira, dia 9, e, segundo a organização, cerca de 30 mil pessoas devem passar pelo local nos 4 dias de festa.

Segundo balanço da última edição, em 2012, a 9ª edição da Mercoagro oportunizou negócios na ordem de R$ 161 milhões, gerou 3.000 empregos diretos e injetou cerca de R$ 12 milhões na economia microrregional, estimulando o crescimento da área de serviços. Os dados deste ano serão divulgados no final desta sexta-feira, dia 12.

Durante a semana houve homenagens aos expositores, palestras sobre as tendências do mercado, realização de seminários, apresentação de inovações tecnologias ao agronegócio, além de Workshop do Leite sobre leite.

Ontem, estudantes, profissionais e empresários interessados na área de industrialização de leite e derivados participaram do I Workshop do Leite, evento que fez parte da programação técnico-científica, paralela à Mercoagro 2014. Especialistas discutiram as tendências e perspectivas do setor no Brasil e no mundo. O workshop foi organizado pelo Senai, com apoio da BTS Informa e da Associação Comercial e industrial de Chapecó (ACIC).

Outro destaque da exposição foi uma máquina que utiliza a tecnologia de raio-X para controlar gordura e peso da carne, afim de padronizar recortes, cortes, matérias-primas para industrializados e detectar materiais estranhos como metais e ossos.

O MeatMaster II é produzida pela empresa da Dinamarca FOSS, que tem matriz no Brasil, em São Paulo. A máquina fornece medições contínuas em tempo real de toda a carne que passa pelo equipamento em sua esteira de transporte, que pode medir de 1,5 a 2,5 metros de comprimento. O equipamento tem capacidade de escanear até 38 toneladas por hora, sendo qualquer tipo de carne, resfriada ou congelada, embalada ou solta na esteira.

Durante a semana, os expositores que participaram das 10 edições da feira foram homenageados, durante a festa que marcou os 20 anos da festa, na Dalla Cervejaria, em Chapecó. O evento foi promovido pela BTS Informa e Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

Na quarta-feira, segundo dia do evento, palestras sobre as principais tendências e tecnologias do setor de carnes foram apresentadas. O assunto foi debatido no X Seminário Internacional de Industrialização da Carne, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de SC (FIESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Na palestra com o tema “Evolução da tecnologia em processamento de carnes”, o mestre Antoine van Bree, falou um pouco da história do processamento de carnes no mundo.

Na abertura da feira, o governador em exercício Nelson Juliano Schaefer Martins disse que o Oeste Catarinense demonstra para o Brasil e para o mundo como se produz riquezas. Schaefer valorizou a força, unidade e capacidade dos empreendedores da região e enalteceu o status de Estado Livre de febre aftosa que contribui para o crescimento e desenvolvimento, não apenas do agronegócio, mas de toda a economia.

The post Termina hoje a 10ª Mercoagro em Chapecó appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br