06 ago 2014

Tim registra lucro de R$738 milhões no 1º semestre

loja tim

Empresa registra lucro líquido 7% superior em relação ao passado. Foto: Divulgação

No segundo trimestre de 2014, a TIM apresentou desempenho positivo, especialmente devido ao destaque do segmento de dados, com crescimento de 77% dos usuários 3G, à eficácia do percurso do 4G e à liderança na venda de aparelhos como habilitadores. Todos esses componentes, aliados a expansão do pós-pago, e a gestão dos custos, se traduziram na melhor margem EBITDA registrada em um segundo trimestre e no lucro líquido de R$ 738 milhões no primeiro semestre, 7% superior em relação ao passado.

“Começamos o segundo semestre motivados com os resultados alcançados até agora e confiantes na evolução da qualidade de nossos serviços e da nossa estratégia de negócios. O último trimestre foi marcado pela excelente performance dos serviços de dados, que seguem ampliando a sua relevância na atividade da empresa”,diz o presidente da TIM, Rodrigo Abreu.

A base de clientes atingiu 74,2milhões no trimestre, um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período de 2013. Com marketshare de 26,91%, a empresa segue na vice-liderança do mercado e mantém-se líder no segmento pré-pago, com 62milhões de usuários. O pós-pago atingiu 12,2 milhões de clientes, com crescimento de 7,4%.

Já os usuários de serviços 3G chegaram a 30,2 milhões no segundo trimestre, desempenho 77% superior ao mesmo período de 2013, com marketshare de 25,52%. No 4G, a TIM contabilizou 990 mil clientes, representando substancial incremento de 46,5%, comparado ao primeiro trimestre. A empresa foi a única operadora que registrou crescimento de participação neste segmento, comparado ao segundo trimestre de 2013, quando a tecnologia foi lançada. O marketshare atingiu 30,27% ante 20,21% no mesmo período do ano passado, prova do êxito do posicionamento de transparência adotado pela operadora, que integrou aos seus planos de sucesso à tecnologia de quarta geração.

Em linha com a tendência de crescimento de consumo de dados, a receita bruta de VAS aumentou 22,2% (ano a ano), alcançando R$ 1,578 bilhão, mostrando uma aceleração quando comparado ao primeiro trimestre, que registrou avanço de 20,4% A/A. Este desempenho é fruto, principalmente, de novas ofertas ofertas, como o lançamento do plano Infinity Web 100, que expandiu as possibilidades de conexão do cliente pré-pago por meio de computadores e tablets a R$ 1,99 ao dia, e do Infinity Turbo 7, oferta de dados, voz e SMS com custo semanal.

Indicadores financeiros

A TIM registrou lucro líquido de R$ 738 milhões, significando acréscimo de 7% em relação ao mesmo período de 2013. Destaque para o resultado do EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 1,33 bilhão no período, o que representa alta de 8% (ano a ano). A margem EBITDA total ficou em 27,9% e a margem de serviço, em 34,4%. Este resultado foi sustentado, sobretudo, pelo crescimento dos serviços de VAS, bem como pelas ofertas competitivas para voz e SMS, além de redução de custos com linhas alugadas.

O CAPEX totalizou R$ 1,657 bilhão no primeiro semestre, 4% a mais do que no mesmo período do ano passado, com 94% dos investimentos direcionados para infraestrutura, confirmando o comprometimento da TIM com a expansão e a qualidade de rede. O ARPU (receita média por usuário) fechou em R$ 17,3, impactado pelos cortes das tarifas de interconexão (VU-M), eo MOU (minutos por usuário) ficou em 137 minutos.

Investimento em infraestrutura

Merece destaque no trimestre o trabalho desenvolvido em conjunto pelo setor para disponibilizar um serviço de voz e dados de alta qualidade nos estádios da Copa do Mundo de 2014. As companhias investiram R$ 226 milhões em infraestrutura compartilhada, instalando 4.738 antenas de telefonia e Wi-Fi e mais de 164 quilômetros de fibras ópticas nas 12 arenas, em uma ação que envolveu equipes técnicas de mais 1,2 mil pessoas e contribuiu para sucesso do evento.

“Dedicamos todos os nossos esforços para prover a rede nas arenas, seus entornos, áreas de eventos, dentre outros pontos de aglomeração, mostrando um verdadeiro trabalho em equipe e um grande comprometimento do setor. Possibilitamos que a Copa das Copas se tornasse também a ‘Copa das Selfies’, com mais de 48 milhões de fotos enviadas nos estádios e cerca de 27Tetrabytes de tráfego de dados, um case de sucesso mundial”, destaca Rodrigo Abreu.

Seguindo com o seu programa de infraestrutura e qualidade, a TIM prevê, para o triênio 2014-16, investimento total de R$ 11 bilhões em infraestrutura de rede. Desse total, R$ 3,8 bilhões somente para este ano. A operadora conta com uma rede de fibra óptica de 53 mil quilômetros em todo o país e, neste primeiro semestre, instalou 3.300 km, sendo 1.500 km apenas no segundo trimestre.

O projeto Mobile Broadband (MBB) já alcançou 66 cidades brasileiras, adicionando 13 municípios em relação aos primeiros meses do ano, mostrando a eficiência dos investimentos no processo por meio do acesso (HSPA+ e dual carrier), do transporte com backhaul e backbone interligados por fibra óptica. Um dos pontos chave do MBB é o Fiber-to-the-Site (FTTS), que este ano incluiu 31 cidades para implementação, reforçando o compromisso da empresa em trabalhar continuamente para oferecer uma rede ainda com mais qualidade. Esses e outros avanços contemplaram mais de 600 municípios no trimestre.

O Grupo Econômico TIM é ainda o menos reclamado do setor junto aos PROCONs (SINDEC), com um volume de reclamações 75% menor do que o grupo mais demandado por estes órgãos. Registra-se também a redução de 35% das reclamações de rede na agência reguladora no segundo trimestre de 2014, quando comparado ao mesmo período de 2013, o que confirma o desempenho virtuoso da empresa quanto ao relacionamento com o cliente.

Por fim, no segundo trimestre, a TIM instalou em Curitiba seu primeiro “Biosite”, antena de telecomunicações embutida em poste tradicional criada para o projeto “Cobertura Sustentável”. A iniciativa visa reduzir o consumo de energia e o impacto visual nas cidades, além de ser um facilitador para a realização de parcerias com as prefeituras para o reforço de cobertura das redes 3G e 4G através da renovação dos postes de iluminação nos centros urbanos. Trata-se de uma iniciativa inédita no mundo da qual a TIM já solicitou uma específica patente.

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Via: economiasc.com.br