A capital catarinense já ocupa a 4ª posição no país em números de eventos nacionais e internacionais. Foto: Divulgação
O segmento de turismo de negócios e eventos tem movimentado a economia de Santa Catarina, principalmente em Florianópolis, e colocado a região Sul do Brasil em destaque. De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), a capital catarinense já ocupa a 4ª posição no país em números de eventos nacionais e internacionais, e o Brasil está na 9ª posição entre os principais receptores de eventos internacionais.
Por sua proximidade com os países do Mercocul, a capital catarinense tem apresentado forte crescimento da demanda de congressos de negócios. O fato de Santa Catarina ser destaque no ranking nacional do desenvolvimento humano e econômico, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), tem contribuído para que seja escolhida como sede de importantes eventos.
O mercado é itinerante, sendo que a captação do evento depende, basicamente, do destino e das facilidades que a cidade oferece, entre elas, infraestrutura receptiva, mobilidade, segurança e atrativos turísticos.
De acordo com a representante da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef) no Estado, Cristiane Martins Reitz, o segmento de turismo de negócios e eventos em Santa Catarina pode ser dividido em dois importantes momentos: antes e após a criação dos centros de convenções. “Em especial o CentroSul, localizado em Florianópolis, é um catalisador de oportunidades, pois muitas empresas e profissionais trabalham neste segmento em função da rotatividade de eventos sediados no espaço”, explica a empresária, que é também gerente geral do Centro de Convenções da capital.
Idealizados para abrigar eventos de grande porte, o Centro de Eventos e Turismo Costão do Santinho, também localizado na capital catarinense, o Centreventos Cau Hansen, em Joinville e o Parque Vila Germânica, em Blumenau, também estão entre os demais centros de convenções mais procurados no Estado.
Uma boa localização, identificação da demanda do mercado, ações de marketing bem definidas, personalização de serviço, excelente atendimento e criatividade são fatores que influenciam na consolidação de um novo valor para os grandes centros de convenções.
De acordo com pesquisa realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (IGPM 2014), o custo médio de um turista de negócios que visita a capital catarinese é de três vezes mais que o de temporada. Cada um gasta em média R$ 318,06 por dia, sendo que neste valor estão incluídos gastos com hospedagem, alimentação, lazer e artigos turísticos, injetando uma média de R$ 38 milhões em apenas um semestre.
Outro fator que tem contribuído na captação de novos negócios de eventos e turismo em Florianópolis é, sem sombra de dúvidas, a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS), agora de 2%, que tem tornado esse segmento mais competitivo. “A redução de ISS é uma luta antiga do setor em busca da equiparação com outros importantes destinos de turismo de eventos no País. Com esta redução, Florianópolis se tornou mais competitiva, podendo captar e atrair um maior número de eventos para cidade, beneficiando todo o Estado.”, opina Cristiane Reitz.
O turismo em Santa Catarina representa em torno de 12,5% do PIB do Estado, conforme dados do Floripa Convention & Visitors Bureau. Deste total, o segmento de Negócios e Eventos tem proporcionado um aumento real fora da alta temporada.
The post Turismo de negócios alavanca economia de SC appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br