Os resultados confirmaram as previsões: as vendas de Natal registraram aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Nos dias que antecederam a data mais importante para o comércio, houve incremento de 2,9% e os itens mais procurados pelos consumidores foram confecções, calçados, óculos, joias e relógios.
O tíquete médio superou o previsto em recente consulta realizada pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC): R$ 187,83, enquanto era esperado um valor de R$ 172. De acordo com a Federação, o cartão de crédito e o crediário foram as modalidades mais utilizadas no parcelamento das compras – 48,3% e 31,8%, respectivamente. As consultas ao SPC Santa Catarina cresceram 3,6% em relação ao Natal de 2016. “Apesar de estarmos recuperando perdas de anos anteriores, o otimismo toma conta do varejo, já que 51% dos empresários entrevistados apostam que 2018 será melhor para o comércio”, afirma Ivan Tauffer, presidente da entidade.
O levantamento foi realizado pela FCDL/SC junto a 400 empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior potencial de consumo.