04 set 2014

Vendas a prazo crescem 0,78% em agosto, diz SPC

No acumulado dos oito primeiros meses, frente a igual período de 2013, o indicador soma uma queda de -1,01%. Foto: Divulgação

No acumulado dos oito primeiros meses, frente a igual período de 2013, o indicador soma uma queda de -1,01%. Foto: Divulgação

As consultas para vendas a prazo, que sinalizam o ritmo de atividade no comércio, voltaram a crescer no mês de agosto, após cinco meses consecutivos de queda. De acordo com o indicador apurado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a alta foi de 0,78% na comparação com o mesmo mês de 2013.

Na avaliação dos empresários, a melhora no mês se explica em parte pelo fim da Copa do Mundo, que em decorrência de menos dias úteis afastou os consumidores dos grandes centros de compras. Outro fator de impacto, de acordo com a CNDL, foi o Dia dos Pais, que além de ter registrado queda em relação ao mesmo período do ano passado (-5,09%), teve o pior resultado dos últimos cinco anos. Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,78% (2013 – 2012), 4,75% (2012 – 2011), 6,86% (2011-2010) e de 10% (2010-2009).

“Apesar da interrupção da trajetória de queda do volume de vendas a prazo, a expansão da atividade varejista no mês de agosto não foi suficiente para reverter a tendência de desaquecimento das vendas no comércio. No acumulado dos oito primeiros meses, frente a igual período de 2013, o indicador soma uma queda de -1,01%”, disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, também acrescenta que o resultado é ainda consequência direta da economia em declínio, “influenciado principalmente pela manutenção dos juros em patamares elevados, pela persistência da inflação no limite da meta, pelo menor crescimento da renda dos trabalhadores e pelo maior rigor na concessão de crédito”.

Em relação a julho deste ano, as consultas para vendas parceladas cresceram 1,86%, reflexo da volatilidade da comparação mensal. Para os economistas do SPC Brasil, apesar de as vendas do Dia dos Pais em relação ao ano passado terem sido fracas, foram fortes suficiente para aquecer as vendas do comércio em relação ao mês de julho, que apresentou queda por conta do período de Copa do Mundo.

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Via: economiasc.com.br