Trinta empresas brasileiras e
multinacionais e fornecedores dos setores de alimentos,
bebidas, eletroeletrônicos, cosméticos, higiene
do lar e carnes processadas e in natura foram reconhecidos pela prática sustentável. Foto: Marcos Pacheco / Divulgação
A maior empresa do mundo em volume de negócios e faturamento, a rede varejista Walmart apresentou nesta terça-feira, dia 7, em São Paulo, os resultados do seu programa no Brasil, Pacto pela Sustentabilidade, criado há cinco anos no país. Na platéia, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e CEOs e diretores de empresas, como Johnson&Johnson, Cargill, Bunge, Sony e Unilever, que participaram do processo de implantação de práticas mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva; unindo varejo, indústria, ONGs, além de autoridades do governo, parceiros e funcionários.
O presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro, disse que “os resultados alcançados até aqui são positivos, mas a companhia procura ser transparente com relação àquilo que precisa melhorar”. Os desafios ainda são muitos, segundo ele, como a existência de algumas iniciativas que ainda carecem de escala e abrangência dos negócios.
Participaram do encontro representantes de 30 empresas. Entre elas, companhias brasileiras, multinacionais e fornecedores das marcas próprias dos setores de alimentos, bebidas, eletroeletrônicos, cosméticos, higiene do lar e carnes processadas ou in natura.
As ações e os próximos desafios do Pacto pela Sustentabilidade do Walmart Brasil, foram anunciadas hoje no evento de balanço dos 5 anos da assinatura do pacto entre Walmart e as principais indústrias do país. Entre as ações estão o desenvolvimento do primeiro sistema de monitoramento da cadeia de pescado do Brasil; o desenvolvimento da agricultura familiar por meio do fortalecimento do Clube dos Produtores; e o incentivo de um número maior de empresas, independentemente do porte de negócios, a desenvolverem produtos mais sustentáveis.
Rastreabilidade na cadeia de pescado
Um dos principais compromissos apresentados pelo Walmart Brasil é a iniciativa pioneira no varejo brasileiro para o monitoramento da cadeia de pescado no país. A iniciativa no Brasil começa neste ano, com a identificação e mapeamento da origem das 10 espécies de peixes frescos mais vendidas nas lojas do Walmart Brasil.
Em parceria com a ONG Sustainable Fisheries Partnership (SFP) – uma parceira global do Walmart desde 2006, a empresa tem por objetivo comercializar pescados de origem mais sustentável, contribuindo para manter a diversidade de vidas nos oceanos e ecossistemas aquáticos, colaborando para a preservação da biodiversidade aquática e marinha, além de garantir a responsabilidade social na cadeia.
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Via: economiasc.com.br